Conteúdo na cabeça e aplicativo na mochila

09/03/2013 23:28

 

Conteúdo na cabeça e aplicativo na mochila

Conteúdo na cabeça e aplicativo na mochila | Na Rede | Scoop.it

De dicionários a atlas mundiais, aplicativos educacionais não param de pipocar nas lojas virtuais

Agenda, estojo, cadernos, livros... Poucas coisas lembram tanto a volta às aulas quanto uma mochila cheia de material escolar. Mas com tantos smartphones e tablets, não é mais preciso andar com tanto peso nas costas. De dicionários a atlas mundiais, aplicativos educacionais não param de pipocar nas lojas virtuais. Apple Store e Google Play, por exemplo, criaram abas especiais só para o tema.

Antes de baixar os aplicativos, é preciso entender como essas ferramentas podem ajudar no desenvolvimento pedagógico das crianças. Uma das defensoras do uso de tecnologia em sala de aula é a pedagoga Adriana Gandin, diretora do projeto "iPad na sala de aula", que trabalha na formação de professores para este novo momento.

— A tecnologia móvel tem de ser uma realidade em sala de aula. Os professores precisam estar preparados para fazer a convergência dos conteúdos e misturar trabalho pedagógico com o cotidiano do aluno — explica Adriana.

Existem diversos apps que podem ser utilizados para deixar as aulas mais atraentes. O aluno pode pedir autorização ao professor para gravar uma aula e depois compartilhá-la com os colegas. Professores podem fazer pequenas vídeoaulas, postar no YouTube e compartilhar com os alunos.


Via Luciano Sathler

 

 

https://www.scoop.it/t/na-rede